• Projeto Cultural: Workshop Orquestral

Série de oficinas realizada em três tardes. Nesses encontros, todos os participantes (que devem levar seus instrumentos) tocam em conjunto, e é criada uma orquestra com todos eles. Intercaladas com as atividades práticas, são apresentadas minipalestras sobre assuntos ligados à música orquestral e o fazer música em conjunto. Ao final do workshop, o grupo toca o repertório preparado durante os encontros.

PÚBLICO-ALVO
    Estudantes de Música de cursos livres

DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS
    Workshop: Laboratório de Música (Sala  308) - 2, 9 e 16/10, das 14h às 17h
    Apresentação final: Hall de Entrada - 16/10, às 17h30

Prof. Me. Manoel Roberto Lopes
    Coordenador da Assessoria de Projetos Culturais
    E-mail: procult@unisantos

• Coral Universitário: Setembro Amarelo

DATA E HORÁRIO
    28/09, às 18h

• Circuito UNISANTOS de Cinema: Semana Film Noir

O Circuito de Cinema do Projeto Cultural é uma atividade cinéfila regular, com filmes escolhidos não apenas por suas qualidades estéticas, mas também por apresentarem temáticas importantes para os cursos da Universidade Católica de Santos. A Semana Film Noir apresenta uma seleção com filmes clássicos de um dos gêneros mais influentes do cinema.

24/09: Relíquia Macabra (1941)

25/09: Pacto de Sangue (1944)
    26/09: Crepúsculo dos Deuses (1950)
    27/09: A Morte num Beijo (1955)
    28/09: A Marca da Maldade (1958)

HORÁRIO

Auditório 213

Prof. Me. Eduardo Cavalcanti
    Coordenador do Circuito de Cinema
    Telefone: 3205-5555 – ramal 1415
    E-mail: educav@unisantos.br

• Orquestra Sinfônica Jovem UNISANTOS - Concerto de Primavera

O concerto destacará dois aspectos:
    1) os setores da orquestra separadamente - cordas e sopros, valorizando os instrumentos não só em termos coletivos, mas também individualmente, ou em pequenos grupos, como o número inicial, mais camerístico, a cargo de um duo violino e piano;
    2) Música descritiva (que retrata uma determinada paisagem).

PROGRAMA
    Beethoven - Sonata Primavera Op. 24 no. 5 para violino e piano. 1º. Movimento: Allegro. Violino: Lucas Moraes. Piano: Beto Lopes. A sonata, logo no início, traz um tema que sugere um dia ensolarado, com o frescor da primavera, segundo os primeiros ouvintes dessa peça.
    Maia e Soledad - Medley de dois temas primaveris para quinteto de sopros com contrabaixo. Arranjo: Beto Lopes
    Vivaldi - Primavera, de As Quatro Estações RV 269. 1º. Movimento: Allegro; 2º. Movimento: Largo; 3º. Movimento: Danza Pastorale. Solistas: Matheus, Bruno Rabello e Vinícius Mendes. Na Primavera de Vivaldi (para orquestra de cordas), o tema da estação é tão forte que as cenas chegam a ser descritas na própria partitura.
    Grieg - A Última Primavera Op. 34. A sensação é de uma paisagem nórdica, com seus fiordes e a cor primaveril, mas cercada de uma certa nostalgia.
    Larry Clark - Engines of Resistence. A peça descreve uma situação agitada, em contraste com outra, um pouco mais mais tranquila. Ambas são conduzidas por um elemento motor nos violinos e na flauta, que liga o choque entre os dois temas.
    Kurt Mosier - Danza da Ballo. Nessa peça moderna, o cenário é de uma dança agitada e instigante, numa alternância constante na fórmula de compasso e com ausência de cadências convencionais, num discurso musical com frases e períodos incomuns.

DATA E HORÁRIO
    23/09, às 16h30

Teatro Armênio Mendes
    Centro Cultural Português
    Rua Amador Bueno, 188 – Centro – Santos.

Prof. Me. Manoel Roberto Lopes
    Coordenador do Projeto Cultural