Regras
O formato da XVI Maratona Santo Scuderi de Programação é inspirado na Maratona de Programação da SBC. Os alunos devem formar times de três competidores, que tentarão resolver entre quatro e cinco problemas em um intervalo de três horas. Os competidores de um time devem ser alunos regulares de um curso de graduação.
Os problemas poderão ser resolvidos em C, C++, Java ou Python. Os competidores terão à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
O time vencedor é aquele que resolver a maior quantidade de problemas nas três horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tiver o menor tempo corrigido.
O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da submissão correta, somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema.
Em caso de empate, será considerado vencedor o time com a primeira submissão correta. Persistindo o empate, a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.