Projetos

Presença e articulação dentro dos Campi

Acolhida aos Calouros

Serviço de acolhida, integração e informações para os novos alunos. Ao chegar na Universidade, o calouro encontra-se num momento psicológico favorável a uma aproximação. Queremos oferecer um gesto fraterno de acolhida que ajude numa rápida vinculação à comunidade acadêmica da UniSantos e que ajude uma abertura ao Serviço Pastoral. Este projeto, com duração de uma semana, será realizado no início de cada semestre com a colaboração do Departamento de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social (DPS).

Movimentos em Integração

Organização dos Movimentos de Igreja buscando e direcionando no trabalho evangelizador da Pró-Reitoria. Reuniões sistemáticas com as lideranças destes grupos para promover organicidade da Pastoral da Universidade. Num primeiro momento a Pró-Reitoria fará uma sondagem para detectar os possíveis movimentos existentes ou que poderão surgir dentro dos Campi. Num segundo momento, reuniões mensais com as lideranças buscando mútuo planejamento de ações conjuntas e integradas.

Nesta Pastoral há lugar para você!

Durante os dois semestres letivos insistir no convite para que todos os estudantes da UniSantos possam participar de forma ativa e sistemática da Pastoral da Universidade. Para tanto, a Pró-Reitoria irá promover encontros nos Campi, com o DCE e também no contato pessoal com cada membro da comunidade acadêmica. Os encontros apresentarão de forma clara a organização da Pró-Reitoria de Pastoral e da Pastoral da Universidade.

Mensagens de Vida

Buscamos mostrar aos acadêmicos e visitantes através de sinais exteriores, que estamos em uma Universidade Católica. Neste sentido queremos manter atualizado os murais da PdU com mensagens, frases, pensamentos. Também podemos estudar a possibilidade de distribuir nos Campi tabuletas e pedras com pensamentos e mensagens. Por fim, manter em lugares estratégicos dos Campi, folders e informações sobre a Pastoral da Universidade.

Voluntariado é uma boa opção

Todos os jovens carregam dentro de si um grande ideal à solidariedade. Cabe à Universidade oferecer oportunidade para que os estudantes das mais diversas áreas, possam fazer experiência concretas de solidariedade. A Pró-Reitoria de Pastoral, juntamente com o NECOM e outros setores da Universidade, fomentará o serviço voluntário dos acadêmicos da UniSantos.

Pastoral com os funcionários

A pessoa humana e a promoção da vida são prioridades numa Instituição Cristã. Os funcionários da UniSantos, quer no campo administrativo, vigilância, manutenção, limpeza ou serviços gerais, fazem parte da comunidade acadêmica. A Pró-Reitoria de Pastoral promoverá encontros de formação, palestras e grupos de diálogos junto aos funcionários, visando o aprofundamento pessoal e a escuta das necessidades pessoais e familiares dos mesmos.

Encontro com Religiosos Estudantes

Integrar o grupo de religiosos que estudam na UniSantos, convidando para que conheçam e colaborem no Projeto da PdU. Desta forma podem ser fermento transformador e evangelizador junto de seus colegas.

Encontro com Professores de PHC

Visando uma formação integral de seus alunos, a UniSantos oferece a disciplina de Problemas do Homem Contemporâneo – PHC – em todos os seus cursos. Tal disciplina pode proporcionar elementos de reflexão para a Pastoral, colaborar nas atividades da Pró-Reitoria e ser um elo evangelizador junto aos acadêmicos. Para que tal projeto se torne real, será necessário um diálogo permanente do Pró-Reitor com a coordenação desta disciplina. Assim sendo, o Pró-Reitor de Pastoral e a Coordenação de PHC poderão promover encontros semestrais com os professores desta disciplina, respeitando a autonomia de cada setor e também promover seminários de estudo sobre os mais diversos temas religiosos.

Atendimento: escuta, diálogo e aconselhamento

A Pró-Reitoria irá construir e agilizar a equipe que oferecerá atendimento personalizado, em lugares adequados e acolhedores.

Visitas do Pró-Reitor

O pró-Reitor de Pastoral, buscando uma aproximação constante e sistemática com os acadêmicos, funcionários e professores, visitará os Campi durante os semestres letivos.

Educação da Fé

Retiro Anual

A Pró-Reitoria de Pastoral deve oferecer momentos fortes de oração e experiência de Deus à Comunidade Acadêmica. Poderão assim, fazer a experiência do amor profundo de Deus em suas vidas. O retiro anual será oferecido a todos que desejarem participar desta experiência.

Momentos Oracionais

A oração constitui uma necessidade vital do ser humano. Ele precisa rezar para encontrar dentro de si o próprio Deus, razão primeira e última de seu viver. A Pró-Reitoria irá promover em cada Campi os momentos oracionais na regularidade que for necessária.

Mês da Bíblia

Durante o mês de setembro, promover encontros de formação e reflexão que ajudem os universitários a conhecerem melhor a Palavra de Deus, para que possam utilizá-la com freqüência e com gosto.

Missas

A Universidade Católica deve proporcionar celebrações eucarísticas para que, aqueles que professam a fé católica possam encontrar apoio para viverem com coerência sua fé e seu compromisso de cristãos.

Iniciação Cristã na Católica

A Pró-Reitoria de Pastoral deve promover a educação na fé dos jovens e adultos que desejarem. Esta catequese busca um encontro pessoal com Jesus Cristo através dos Sacramentos de Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma. Na última semana de fevereiro será entregue a todos os universitários uma ficha de inscrição e entre os meses de abril e outubro acontecerá a preparação nos Campi. No mês de novembro teremos as celebrações dos Sacramentos.

Programa Diálogo Permanente entre Fé e Cultura

Buscar a superação da dicotomia entre fé e razão, da visão fragmentada do mundo do saber, da realidade e da pessoa humana. A busca da valorização da dimensão religiosa da pessoa humana e sua experiência e abertura ao transcendente levam à necessidade de um diálogo permanente. Durante os semestres letivos, a Pró-Reitoria de Pastoral promovem encontros abertos com pessoas de expressão no campo religioso e científico.

Que todos sejam um – Ecumenismo na Católica

Promover o diálogo e a troca de experiências com outras denominações cristãs presentes na Universidade, especialmente entre os alunos. Na oração, no diálogo e na caridade.