A Maratona
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).
Várias instituições de ensino superior do Brasil - entre elas, a UNISANTOS - desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times, que vão competir na Maratona de Programação. Os melhores na Final Nacional (regional latino-americana) são selecionados para participar das Finais Latino-Americanas, a Programadores de América , onde são selecionados os times que representam a América Latina nas finais mundiais do ICPC. O ICPC conta com mais de 400 mil alumni , e nos últimos anos reuniu 75 mil competidores, coaches e voluntários de mais de 100 países e 3.500 universidades. Na América Latina, foram mais de 100 mil participações de estudantes na regional, dos quais, aproximadamente um terço formado por brasileiros.
Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Cada time é composto por três alunos e, no máximo, um reserva. Todos devem ser alunos regulares de cursos de graduação ou pós-graduação da instituição de ensino. A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso, e a substituição deverá ser comunicada ao Comitê Diretor da XXIX Maratona de Programação até, no máximo, a véspera da competição. Depois de iniciado o concurso não há possibilidade de substituições no time.
Cada competidor, antes desta competição, pode ter participado de no máximo uma final mundial do concurso da ACM, de no máximo 5 (cinco) regionais sul-americanas do concurso (ou seja, da Maratona de Programação) e deve ter iniciado seus estudos universitários no ano de 2020 ou anos posteriores (a contar do início do primeiro curso universitário do aluno), ou ter nascido em 2001 ou anos posteriores.
Conheça as regras completas em: https://maratona.sbc.org.br/sobre/regras.html