post:
Títulos:
2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL DA UNISANTOS
5º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DIREITO AMBIENTAL – ATINA 2012
Tema:
A efetividade do direito ambiental e a gestão do meio ambiente na América Ibérica. Balanço de resultados das quatro décadas da Conferência de Estocolmo. E subtemas:
Evolução histórica do direito ambiental, 1972-1991: Estocolmo 72, Montego Bay, acidentes, 1992-2011: Rio 92: biodiversidade, clima, agenda 21, crise de energia; depois da Rio + 20.
Características
Trata-se de "Congresso Internacional", já que contará com a participação de oradores e participantes de diversas nacionalidades
Respaldo institucional:
Justificativa:
É inegável que nos últimos anos o debate sobre questões ambientais em nossa região está crescendo e de repente se tornou tão importante que dificilmente pode ser excluído de qualquer ação ou decisão pública ou privada, a tal ponto que não é de se estranhar a preocupação com a necessidade de sua promoção e divulgação, em qualquer ordem.
Neste sentido, o Sistema Universitário de Faculdades de Direito da América Latina adquiriu uma importância predominante, constituindo-se em elemento central para o posicionamento social da questão ambiental e do Direito Ambiental, sendo que Argentina, Brasil, Paraguai e Peru, são os países que mais contribuíram neste domínio nos últimos anos, sem esquecer o trabalho realizado na América Central, principalmente por Costa Rica, Nicarágua e Honduras, que não só tem a ver com o envolvimento acadêmico e profissional mas também com o envolvimento da comunidade que necessariamente atende a esses assuntos e que funciona como mecanismo de controle e envolvimento, com o propósito de proteger o interesse das gerações presentes e futuras.
Objeto:
O Congresso busca responder a essas demandas acadêmicas e sociais descritas, tendo por objetivo analisar as questões relacionadas com os problemas ambientais atuais, não só do ponto de vista da nossa região geográfica, mas no contexto mundial, a partir de uma revisão histórica, da análise da realidade e da situação atual e da projeção das prováveis consequências, relacionando os temas às diferentes ciências envolvidas, tais como sociologia, economia, biologia, direito, engenharia diversos, etc. , buscando fazer um balanço de tudo o que aconteceu na região desde a Conferência de Estocolmo de 1972, berço do nascimento do direito ambiental e da sistematização dos regimes ambientais, bem como da criação do Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente - PNUMA. Neste cenário, a realização do evento na Baixada Santista permitirá a discussão estratégica dos desafios do desenvolvimento sustentável de nossa região.
Abrangência:
O Congresso é destinado a profissionais e profissões envolvidos com as questões ambientais (direito, engenharia ambiental, planejamento, engenharia civil, engenharia de minas, arquitetura, ciências, agronomia, ciências da produção, ciências médicas, ciências sociais, etc.) dos setores público e privado, bem como estudantes universitários dessas carreiras, representantes da sociedade civil e o grande público.
Data e Local:
27 al 29 de septiembre de 2012 - 27 a 29 de setembro de 2012
Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Santos-SP
Certificado de Participação
Certificados de participação serão concedidos aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença nos Congressos.
Av. Conselheiro Nébias, 589, Santos - SP, Brasil
Telefone: 55 13 3205-5555
congresso.ambiental@unisantos.br / www.unisantos.br