FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)

O que é

Inscrição

Aditamento de Contrato

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de alunos matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os alunos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Para mais informações, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Inscrição

As inscrições, procedimentos e prazos para o FIES deverão seguir conforme o Edital específico abaixo:

http://fiesselecao.mec.gov.br/arquivos/edital_08_27012017.pdf

Solicitamos especial atenção ao item 5.5 do EDITAL Nº 8, de 27 de janeiro de 2017.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Setor de Financiamento Estudantil
Av. Conselheiro Nébias, nº 300 – Vila Mathias – Santos (SP)
Atendimento de segunda a sexta, das 9 as 11h30 e das 16 as 18h30
sfe@unisantos.br

Aditamento de Contrato

O aditamento de contrato do Fies é a renovação do financiamento do aluno. Ele é obrigatório e deve ocorrer todos os semestres. Para isso, o aluno deve estar adimplente com o Fies, e o fiador não deve possuir nenhuma restrição cadastral. Com a renovação do aditamento, o aluno garante a sua rematrícula para o próximo semestre letivo.

Passo a passo do aditamento

O aluno deve acessar a página http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal, a partir do 1º dia letivo dos meses de julho e agosto, com CPF e senha. Verificar o aditamento disponível para o semestre e ano correspondente e conferir as informações cadastradas. A seguir:

  • Se as informações estiverem corretas, valide e finalize o processo. Pronto, seu aditamento foi renovado com sucesso, e você receberá a confirmação por e-mail;
  • Se as informações não estiverem corretas, faça a rejeição do aditamento e entre em contato com o SFE, informando o motivo da rejeição.

Os motivos para rejeição, na sua maioria, serão sempre em relação aos valores de semestralidade:

  • Se o aluno for cursar apenas uma ou algumas disciplinas (Dependência ou Adaptação), é preciso se matricular nelas junto à secretaria acadêmica do curso, e depois apresentar as matrículas ou boletos ao SFE para o cadastro correto da nova semestralidade;
  • ATENÇÃO: não poderá ser incluído no Fies valores inferiores a 20% e nem superiores a 20% do "Valor da semestralidade PARA O FIES".
  • Se o aluno for cursar, além da grade curricular normal do semestre, mais alguma disciplina (Dependência ou Adaptação), é preciso realizar o mesmo procedimento acima.

Devido ao processo de assinatura eletrônica, após a validação do aditamento, é opcional o aluno comparecer ao SFE para retirar uma via do DRM. Esse documento pode ser retirado a qualquer momento, e a sua retirada independe da concretização do aditamento.

Atenção! Nos casos em que o aditamento for do tipo Não Simplificado, o aluno deverá obrigatoriamente retirar o DRM, pois ele deverá ser levado ao banco para a conclusão do aditamento. Sem isso, o aditamento não estará concluído.